Na quarta-feira, 24/05, a ANIMASEG, representada pelo presidente, José Geraldo Brasil, e pelo  diretor Executivo, Raul Casanova Junior, realizou uma importante reunião com os recém empossados: o Diretor da Diretoria de Segurança e Saúde no Trabalho (DSST), AFT Henrique Mandagará, e o Coordenador da Coordenação-Geral de Normalização e Regulamentação (CGNOR), AFT Rogério Araújo.

Durante o encontro, um dos principais pontos discutidos foi a continuidade do novo sistema de certificação de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), implementado pela Portaria MTP nº 672. A ANIMASEG enfatizou a importância do novo sistema para melhorar a qualidade do EPI entregue ao trabalhador.

Além disso, outros temas foram abordados durante a reunião e serão avaliados de agora em diante. Um deles é a proposta apresentada pelo setor sobre a regra de transição para a Portaria MTP nº 672. Essa proposta visa oferecer orientações mais claras e auxiliar as empresas no processo de adaptação às novas exigências, de forma mais tranquila e eficaz.

Outra questão abordada foi a preocupação com a demanda de laboratórios para a realização de testes e ensaios nos EPIs, provenientes do novo sistema de certificação. Outro assunto discutido foi a criação e a acreditação de Organismos de Certificação de Produtos (OCPs).

“A ANIMASEG ressaltou a importância de ter OCPs suficientes para atender a demanda da Portaria nº 672”, destaca Raul. Também foram tratadas questões relacionadas à necessidade de laboratórios especializados em ensaios de adução de ar e calçados condutivos.

Todos os temas tratados terão continuidade e em conversa com o setor. “A ANIMASEG continuará atuando de forma ativa e engajada, representando os interesses do setor, buscando constantemente aprimorar as práticas e normas relacionadas aos EPIs. A colaboração entre a entidade, a DSST e a CGNOR demonstra a importância do diálogo e do trabalho conjunto para promover a segurança no ambiente laboral”, destaca Raul.

 

Redação: ANIMASEG

Top