Classifico este ano como o “Diabo de calçolão”, porque retirar um país, com as dimensões geográficas do Brasil, do buraco, e ainda com uma classe política abaixo da crítica, não é fácil para nenhum governo bem-intencionado. Assim, vimos uma nação com desemprego alto e um povo sofrido, procurando trabalho e dignidade.

Mas, 2020 será melhor, porque o pior já passou. Sim, na área de saúde e segurança do trabalho, a que nos interessa neste blog, o signo de mudança, ainda que com incertezas, é muito positivo e não haverá retrocesso, pois o País está mais vigilante. O processo de revisão das normas regulamentadoras, que vem sendo conduzido pela Secretaria do Trabalho da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, e inclui representante de governo, trabalhadores e empregadores, com o objetivo de promover a modernização das 36 normas reguladoras, sem dúvida, oxigena o setor. A revisão de todo o conteúdo das NRs não retira direitos e proteção. Esse leganlenga é coisa de oposição maldosa e sem vergonha na cara

Estamos caminhando para 2020 e os textos das NRs contêm itens obsoletos como regra. Por isso, era necessário mudar, já que as exigências impostas à classe empresarial mais travam o setor produtivo do que impulsionam o desenvolvimento. Trabalhador e patrão não devem reproduzir o ‘nós contra eles’, promovido por certo político nocivo, se é que me entendem. Ao contrário, essa dupla tem que ter em mente que segurança do trabalho é investimento. Saúde e bem-estar de todos só geram riquezas. Com todo esse meu otimismo (acho que pela primeira vez na vida), resolvi investir, neste ano de grandes sacrifícios, em uma mídia que vai ‘bombar’ nos próximos anos, que é o podcast. Assim, o Prevenir Sempre Pod, que inclui as Séries, o Direto à Polêmica e o Papo-Furado, lançado em junho, vai difundir muita informação sobre segurança e saúde do trabalho, sempre com criatividade, clareza, sem bolodório e entretenimento. Portanto, que venha 2020, para, juntamente com meus queridos Dorothea Piratininga e Eduardo Elias, oferecermos o melhor de SST.

Emily Sobral
Jornalista em SST
(11) 4238-1955 / 99655-0136
www.segurancaocupacionales.com.br

Top